Fisioterapia Músculo-Esquelética

Segundo a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO), a Fisioterapia Músculo-Esquelética é a área de intervenção dos fisioterapeutas que visa a prevenção e tratamento de problemas com origem no sistema neuro-músculo-esquelético.

Ou seja, neste contexto o objetivo dos Fisioterapeutas centra-se em ajudar os indivíduos a prevenir, gerir, reduzir e eliminar sintomas associados a problemas e disfunções músculo-esqueléticas. Para isto, o Fisioterapeuta tem o papel de avaliar, diagnosticar, criar objetivos que sejam relevantes para e com o utente, estipular um plano de intervenção personalizado e pô-lo em prática, passando sempre por reavaliações do estado do utente.

Todo o processo exige raciocínio clínico e a aplicação de técnicas de avaliação e tratamento baseadas no melhor conhecimento existente e evidência cientifica atual.

Podendo intervir nos diferentes níveis de cuidados de saúde, num amplo leque de condições de saúde e em pessoas de todas as idades, o campo de atuação é abrangente.

Toda a intervenção é baseada num princípio: atuar a nível da atividade e participação do indivíduo no dia-a-dia, melhorando a sua qualidade de vida.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá! Em que posso ajudar?